- O ambiente do Século XIX foi propício para o surgimento do Espiritismo?
De acordo com os meros conhecimentos de História e outros conhecimentos que podem nós ajudar a montar um contexto coerente com o aparecimento dessa doutrina de luz.
Se de um lado a Revolução Francesa foi um horror onde irmãos subiram ao palco para serem guilhotinado, por outro lado foi um marco na História da humanidade onde se iniciou o cerne “ Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” pena que isso foi conquistado com o sangue de tantas pessoas.
Espíritos reencarnados que vieram do plano maior para ajudar a concretizar esses direitos; por Orgulho e Ambição simplesmente esqueceram-se do compromisso assumido.
Na França teve dias de subirem ao cadafalso mais de vinte pessoas por dia “ Caminho da Luz- Emanuel” e Robespierre, Marat e Napoleão Bonaparte escolhidos para missão de liberalidade, não demorou em os dois primeiros experimentar o seu próprio veneno derramarem seu próprio sangue na guilhotina e Napoleão sair de seu poder; Sabemos de antemão que a história relata que tudo se iniciou no Parlamentarismo na Inglaterra, em 1688 e na Independência dos Estados Unidos, em 1776, e eles espíritos imperfeito criaram uma espécie de provações coletiva para o povo francês.
Pense ! Será que foi por esse acontecimento que Kardec na pergunta 162. LE
“ Após a decapitação, por exemplo, o homem conserva durante alguns instantes a consciência de si mesmo?-Ele a conserva, frequentemente, durante alguns minutos até que a vida orgânica seja completamente extinta. Mas, com freqüência também, o medo da morte lhe faz perder esta consciência antes do instante do suplício."
O Livro dos Espíritos faz menção de como um espírito liberto do corpo chega ao plano espiritual com a morte de decapitação ? Sim, foi pelo meio fa Historia Francesa que Kardec colocou essa questão; esclarecendo as massas na época e até nos dias atuais.
Enfim, o surgimento do espiritismo na França se fez devido há pelo menos por três fatores são eles: - Por ser o Espiritismo o Consolador Prometido, seus princípios codificados, já serviriam para mitigar, ou seja, tornar mais brandas as provações coletivas da França;
- Pela França ter se tornado o centro cultural do mundo ocidental, e tudo o que ali fosse feito, teria uma repercussão mundial;
- Allan Kardec, na época de Julio Cesar, viverá na Gália, região que hoje é a França.
Com esses apontamentos já temos de sobra por que foi a França escolhida, porém a Revolução Francesa desenvolveu um bem precioso, a liberdade e Kardec forneceu a humanidade uma nova visão para cada individuo da sociedade e ao mundo, propiciando o consolo da vida após a morte, e o caminho para uma vida melhor.
Por que será que a espiritualidade escolheu a França para ser o berço da nova Doutrina?
A princípio dizemos que a cidade foi París, pois, nessa época situava-se como “A esquina do mundo”, o Centro Mundial de Cultura no século dezenove. A tão chamada cidade luz estava aberta às discussões das idéias e rejeitava, desde a Revolução Francesa, a pressão religiosa.
Era sim um campo aberto de ideais e lugar propicio para semear os princípios espíritas, tudo que lá existia era lançado para os outros territórios do mundo, ou seja, a França tinha condições de exportar o Espiritismo e foi o que aconteceu, mesmo tendo dificuldades dentro país, devido ao grande materialismo que se enraizou com o advento das duas guerras mundiais.
Fonte de Consulta
Imagens: Internet
Emmanuel “ Caminho da Luz”;
Revolução Francesa e Espiritismo;
www.celr.org.br;
Nenhum comentário:
Postar um comentário