" Os analfabetos do próximo século não são aqueles que não sabem ler ou escrever; mas aqueles que se recusam a aprender, reaprender e voltar a aprender." Alvin Toffler
Total de visualizações de página
quarta-feira, 10 de novembro de 2010
"Fancisco Candico Xavier ou Meramente Chico"
Biografia Nascido no interior de Minas Gerais, era filho de Maria João de Deus. Educado na fé católica, Chico teve seu primeiro contato com a Doutrina Espírita em 1927, após fenômeno obsessivo verificado com uma de suas irmãs.
Passa então a estudar e a desenvolver sua mediunidade que, como relata em nota no livro Parnaso de Além-Túmulo, somente ganhou maior clareza em finais de 1931. Chico Xavier escreveu mais de quatrocentos livros.
Nunca admitiu ser o autor de nenhuma dessas obras. Dizia reproduzir apenas o que os espíritos lhe ditavam. Por esse motivo, não aceitava o dinheiro arrecadado com a venda de seus livros. Doou os direitos autorais para a FEB e outras organizações espíritas.
Suas obras são publicadas pelo Centro Espírita União, Casa Editora O Clarim, Edicel, Federação Espírita Brasileira, Federação Espírita do Estado de São Paulo, Federação Paulista do Rio Grande do Sul, Fundação Marieta Gaio, Grupo Espírita Emmanuel s/c Editora, Comunhão Espírita Cristã, Instituto de Difusão Espírita, Instituto de Divulgação Espírita André Luiz, Livraria Allan Kardec Editora, Editora Pensamento e União Espírita Mineira. Seu primeiro livro, Parnaso de Além-Túmulo, com 256 poemas atribuídos a poetas mortos, entre eles os portugueses João de Deus, Antero de Quental e Guerra Junqueiro, e os brasileiros Olavo Bilac, Cruz e Sousa e Augusto dos Anjos, foi publicado pela primeira vez em 1932.
O de maior tiragem foi Nosso Lar, com mais de dois milhão copias vendidas; 2005, atribuído ao espírito André Luiz, primeiro volume da coleção que leva o nome deste, e que mais tarde contaria com a parceria do médico mineiro Waldo Vieira.
Chico é lembrado principalmente por suas obras assistenciais em Uberaba. Nos anos 70 passou a ajudar pessoas pobres com o dinheiro da vendagem de seus livros, tendo para tanto criado uma fundação. Ficou muito conhecido no Brasil, especialmente nos últimos anos, por sua benevolência e assistência ao próximo.
O mais conhecido dos espíritas brasileiros teve relevante contribuição para expandir o movimento espírita brasileiro e encorajar os espíritas a revelarem sua adesão à doutrina de Allan Kardec. Sua credibilidade serviu de incentivo para que médiuns espíritas e não-espíritas realizassem trabalhos espirituais abertos ao público.
Chico Xavier morreu aos 92 anos de idade, em decorrência de parada cardíaca. O país festejava a conquista da Copa do Mundo de Futebol.
Dados da lição:
Chico psicografou mais de 400 livros; Nasceu em Pedro Leopoldo e teve uma vida de muita dificuldade, sua mãe logo desencarnou e ela viveu com a madrinha sofrendo maltratos; Tinha 8 irmão; sua segunda mãe deu a ele carinho; trabalhava e ajudava nas despesas da casa; Seu serviço mediúnico foi conduzido por Perácio e sua esposa Carmem; Ele era inspirado a escrever notas morais em sessões mediúnicas; seu primeiro livro Parnaso de Além Túmulo; Seu guia espiritual Emanuel que deu a ele código de conduta para o trabalho: Disciplina, Disciplina e Disciplina e ele seguiu a risca; Pelo espírito Humberto de Campo psicografou Brasil, Coração do mundo, pátria do Evangelho; Com seu guia Emanuel foi psicogrado: A Caminho da Luz; O Consolador,Há dois mil anos, Cinquenta Anos Depois, Coleção Fonte Viva; e com Andre Luiz a serie A Vida no Mundo espiritual o livro de maior sucesso NOSSO LAR.
"Emborá ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo,
qualquer um pode começar agora a fazer um novo fim.”
Nosso eterno reconhecimento ao Chico Xavier
Assinar:
Postagens (Atom)