Seguidores

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

domingo, 1 de novembro de 2009

A LOUCURA SOBRE O PRISMA DO ESPIRITISMO



Em princípio a pronúncia ciência tem significado muito amplo para cada área e categoria, no sentido da doutrina espírita a Ciência é o resultado de observações e pesquisas de um determinado indivíduo em uma área do conhecimento específico, portanto, o conhecimento dentro do espiritismo não é diferente, pois tem como objeto de estudo Ciência Espírita podemos dizer que é também as observações e pesquisas dos indivíduos que quer a prova com fatos da vivencia dos espíritos.
Entre tantas observações que são estudadas ficamos com Loucura que é um estado físico de um ser que se encontra em desordem mental trazendo inúmeros problemas patológicos.
As pessoas que não tem conhecimento na doutrina, aqueles que não tem interesse, criticam sem uma base filosófica, sem saber ao certo que as opiniões são divergentes, pois, cada um tem um pensamento, aquela velha frase “Cada Macaco em Seu Galho”, entendemos que cada um está em uma determinada área como exemplo: a medicina, direito, psicologia e tantas outras e cada um quer ver pelo anglo de seu conhecimento. Isso é um erro, pois é mais fácil partir para o raciocínio formado do que conhecermos e estudarmos outra Ciência.
O que precisamos é centralizarmos que o nosso pensamento está em labor constante e que devemos sim; pensar em outras áreas de conhecimentos para darmos nossas opiniões com fundamentos racionais.
Loucura tem como causa a pré-disposição á tendência orgânica cerebral sobre um determinado assunto que o mesmo se torna preocupações constantes sem sossego para o ser, qualquer assunto para o louco é motivo de fixação que poderá ser por Espíritos, Deus, Anjos, Diabo, Fortuna, poder, arte, ciência, maternidade, política e se o espiritismo for sua preocupação se torna um louco religioso.
Como a loucura é uma causa pré-ordenada um estado patológico do ser encontramos nos ensinos dos espíritos, mais específico na Introdução do Livro dos Espíritos item XV, explicações que o espiritismo bem compreendido trás para nós por que o ser pode vir a se tornar louco, as vicissitudes da vida, o apego aos bens materiais e os deslizes em reencarnação passadas vem nos ensinar que ao contrario do que as massas até hoje dizem; a doutrina dos Espíritos relata que é um PRESERVATIVO contra essa dita loucura popular.
Nossa ! Qual o pensamento que se operou para Kardec perguntar sobre esse assunto aos espíritos, sendo um assunto complexo até nos nossos dias.
Pelo dito popular quem fala, e está dentro das coisas de espíritos podem ficar louco. Ouvimos muito as pessoas falarem sobre isso e não vemos as pessoas estudarem sobre a loucura que no caso se obtém pela pré-disposição do ser.
A loucura também mantém um elo entre o Suicídio que é sem dúvida um dos grandes males da humanidade a essa causa percebemos as decepções, desgraças, emoções e causas afetivas. A Falta de Amor.
O Messias nos ensinou sobre o AMOR dando a nós exemplos práticos de caridade e chegamos ao patamar de entender que os problemas humanos estão relacionados com a nossa falta de responsabilidade diante das tribulações em uma palavra o conhecimento nos ajuda, mais o que nos consola é a Fé no futuro é a conversa franca e aberta com Jesus nas nossas orações.
As tribulações que passamos por mais violentas que sejam ficam na realidade como um grão de área e não nos afeta, pois, as mesmas são provações que levarão ao progresso ao crescimento espiritual de todos e para aquele que sabe suportar sem reclamar é melhor ainda; pois começarão a entender os ensinos de Cristo.
Contudo, essas atitudes teremos a proteção diante da dor e entenderemos o grande preservativo que é a doutrina dos espíritos.
Ao presenciarmos as comunicações com os espíritos temos provas irreflutavéis de como aqueles que nos antecederão na viagem de volta ao plano espiritual estão e a quantidade de irmão que hoje lá estão sem entender o que está acontecendo com eles e o que fizeram de suas vidas quando estavam na carne esse resultado é que chegamos a conclusão da frase do mestre: “Choros e Ranger de Dentes” . Irmão, que se adentram nas reuniões para rogar por uma oração.
Se os incrédulos sem perceber colocam o orgulho acima de qualquer um, sofrem por egoísmo e pelas próprias atitudes que aqui na terra eles agem. Se eles soubessem do benefício que é ter em nosso lado a doutrina consoladora e as palavras do Cristo.
E o temor, o medo que as pessoas tem em descobrir o mundo dos espíritos, pobres criaturas, não perceberão que somos espíritos iguais aqueles que se encontram em estado de loucura e que estarão do outro lado da vida. Temem o “Diabo” mais somos criados por Deus, filhos do criador e se ele nos criou seu poder não se compara a ninguém.
A partir dai entendemos que fomos criados para sermos felizes e a falta de ação do homem faz ele sofrer muito mais, por que ele não busca entender o que esta acontecendo no seu intimo, trazendo para perto dele perturbação espiritual exagerando em preocupações em problemas pequenos, sim pequenos por que estamos aqui passando, e com isso desenha em seu plexo mental as mais horríveis misérias.
Chega !!! as crenças no diabo, bicho-papão e lobisomen assusta somente aqueles espíritos que estão na infância, sim espíritos que ainda não entendeu o estado espiritual que se encontramos.
Está na hora do sinal verde PARE, PENSE E ESTUDE !!! nós temos capacidade de aprender ninguém esta aqui ocupando só um lugar Deus aqui nós colocou com algum propósito.
Por isso o Espiritismo é uma prevenção não só para loucura mais para todos os males da humanidade por que ela nós oferece luz, ensina-nos sobre o grande messias dá-nos o saber com provas científicas, somos seres racionais e pensamos sair sempre em busca da filosofia e mais permite nos ligar a religião do Pai e de seu filho Jesus.
Meramente, pensamos somos criados por Deus e é ele que faz as leis imutáveis para nós criaturas seguirmos sempre sem medo de errar, por que é ele que detém a Justiça Divina.


Lucimara de Fatima Bernardo